Após falsas especulações sobre o apocalipse, uma ameaça enfim parece ser real. Um asteroide gigante pode destruir a Terra nos próximos anos.
Cientistas chineses estão estudando alternativas para desviar a rota de um asteroide chamado Apophis, o qual pode se chocar com o planeta Azul em 2036. Ele foi identificado em 2004, e, desde então, um projeto audacioso é trabalhado por pesquisadores da Academia de Ciências da China.
A esperança é criar uma sonda espacial capaz de pousar sobre a superfície do asteroide. Tal feito permitiria realizar uma perfuração para fazer a coleta de amostras do solo do Apophis e de sua composição. Dessa maneira poderia ser pensada uma maneira de alterar a rota do asteroide.
A intenção dos chineses é fazer a primeira aterrissagem no asteroide somente em 2029. A sonda espacial, apelidada de “caçadora de asteroides” estará em processo de criação e aperfeiçoamento até a data de lançamento.
Os cientistas não sabem a data exata em que o choque do asteroide com nosso planeta deve acontecer. Mesmo assim eles garantem que o fato pode gerar consequências trágicas para a humanidade.
O Apophis possui 325 metros de diâmetro e 46 milhões de toneladas. O choque com a Terra poderia causar uma explosão equivalente a 100 mil bombas atômicas.
Fonte: History
0 comentários :
Postar um comentário