Você deve estar se perguntando por que diversos famosos dos Estados Unidos estão tomando um banho de água gelada na cabeça (agora até os boleiros brasileiros entraram na onda). Não é por causa do calor, não é porque sobrou do churrasco.
A nova onda de jogar um balde de água geladíssima na cabeça – o chamado Desafio do Balde Gelado (“Ice Bucket Challenge”) – é uma forma de chamar a atenção da galera pra esclerose lateral amiotrófica, uma doença do sistema nervoso bem séria e fatal.
Você é desafiado a tomar o banho gelado e doar 10 dólares pra associação norte-americana ligada à doença, a ALS Association. Se você não topar o desafio, tem que doar 100 dólares. Mas, na prática, tá todo mundo doando anyways. E a moda pegou, hein!
Muitas celebs dos EUA, das mais diversas áreas, já entraram na onda, desde Ansel Elgort e Justin Timberlake a Mike Zuckerberg e Bill Gates. Saca só!
O mais legal é que a campanha tá realmente ajudando quem precisa. Desde o finalzinho de julho até este domingo (17), as doações à ALS Association já alcançaram 13 milhões de dólares (ano passado, neste mesmo período, foram arrecadados quase dez vezes menos, 1,4 mi).
Mas agora você me pergunta: “o que a água gelada tem a ver!?”. Ninguém sabe bem ao certo, mas um desafio parecido já tinha rolado lá nos EUA no começo do ano, em prol de pesquisas sobre o câncer.
Se a gente for analisar além do simples fato de que lá agora tá quente e jogar água na cabeça é uma parada que chama bastante a atenção, a própria doença meio que “congela” os neurônios motores. Isso causa muita dificuldade pra comer, andar, falar ou fazer qualquer outra atividade motora. Infelizmente, até agora, a doença não tem cura.
Uma das vítimas mais conhecidas da esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como Doença de Lou Gehrig ou de Charcot, é o físico Stephen Hawking. Os jogares de futebol Krzysztof Nowak e Washington César Santos, ídolos do Atlético-PR, faleceram devido à doença.
E você, aceitaria o desafio? Por uma boa causa, até um balde gelado na cabeça, né, gente? Mas só vale se for pra ajudar mesmo a causa e não só pra pagar de engajado nas redes sociais =P
0 comentários :
Postar um comentário